A Semana do Meio Ambiente de Itajaí está repleta de atividades e inovação para a comunidade. Nesta quarta-feira (01), o Município de Itajaí, por meio do Instituto Itajaí Sustentável (INIS), lançou o geoportal das Árvores Imunes ao Corte e do Parque Natural Municipal do Atalaia. A ferramenta disponível para toda população visa promover o conhecimento sobre o meio ambiente e estimular a preservação ambiental.
Com essa novidade, o visitante que for ao Parque do Atalaia terá informações com acesso facilitado (clique aqui e acesse), como as trilhas guiadas, horário de funcionamento e localização desta importante unidade de conservação. No geoportal também está disponível o histórico de criação do local, uma coletânea de informações mais técnicas e dados sobre as árvores imunes ao corte (confira aqui).
O objetivo da iniciativa é preservar e manter as espécies urbanas de grande relevância.“Queremos oportunizar que a população conheça esta ferramenta instituída legalmente pelo Código Florestal e regulamentada através de um decreto municipal. As espécies que constam no portal tem sua importância, seja pela sua beleza cênica, importância ecológica e raridade”, destaca Mario Cesar Ângelo, diretor presidente do INIS.
O geoprocessamento é uma poderosa ferramenta para gestão de políticas públicas que está implantada no Município. “Em Itajaí, temos alguns projetos em produção e estamos, de forma gradativa, aplicando em todas as unidades de governo. Queremos disponibilizar informações geoespaciais, pois através de mapas navegáveis, esses dados podem ser acessados tanto para a gestão, como para os munícipes e turistas”, argumenta Murilo Sodré, secretário municipal de Tecnologia.
Os dois serviços, lançados na Semana do Meio Ambiente 2022, passam a integrar o portal GeoItajaí, que concentra todos os dados e informações georeferenciadas do município. A ferramenta destaca também informações precisas sobre a localização destes exemplares protegidos no município e as características de cada espécie, como: época de floração, frutificação e o porte da espécie adulta.
Através do lançamento do geoportal, o INIS quer promover o acesso e facilitar a participação social no processo contínuo de proteção e conservação do patrimônio natural itajaiense, bem como preservar o meio ambiente para a atual e para as futuras gerações.