A Defesa Civil de Itajaí segue em alerta para o risco de inundações graduais e deslizamentos ao longo deste sábado (14) devido ao solo permanecer encharcado. O órgão, que monitora o nível dos rios, barragens e condições do tempo, recomenda que moradores de áreas ribeirinhas e localidades mais baixas fiquem atentos.
Apesar da previsão de tempo mais firme ao longo do sábado, o Município continuará recebendo as águas das cidades de Blumenau e Brusque, que podem impactar em locais já atingidos nesta sexta. A preocupação é com a maré alta associada às alterações nos níveis dos rios. O próximo pico de maré está previsto para 1h42 deste sábado.
Entre quinta (12) e sexta-feira (13), um total de 148 ruas foram atingidas por inundações. Os principais locais afetados foram: Murta, parte baixa de Cordeiros, Santa Regina, Barra do Rio/Imaruí e Nova Brasília. Houve ainda registros pontuais de deslizamentos em áreas de encosta da cidade.
Mais de 560 pessoas ficaram desabrigadas e foram acolhidas nos seis abrigos abertos pelo Município: Salão da Igreja São Cristóvão, no Cordeiros; Salão da Igreja São Vicente de Paulo, no São Vicente; Colégio Salesiano (com acessibilidade), no Centro; Salão da Igreja São João, no São João; Clube Tiradentes, também no bairro São João; e Salão da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na Fazenda.
Em caso de emergências ligue 199 ou 193.
As setas verdes apontam que os níveis dos rios baixaram em comparação com a medição anterior.