O Município de Itajaí implantou a modalidade de consulta compartilhada no serviço de alto risco neonatal. Neste tipo de atendimento multiprofissional, o recém-nascido é avaliado inicialmente por todos profissionais do serviço, que estabelecem um plano de cuidado compartilhado, de acordo com as necessidades de cada paciente. Os atendimentos acontecem todas as segundas-feiras no Centro de Referência da Saúde da Criança e da Mulher (CRESCEM) e têm como objetivo garantir um cuidado integral, evitar agravos e reduzir a morbimortalidade infantil na cidade.
Os agendamentos de consultas compartilhadas são realizados pela equipe do CRESCEM, que avalia e identifica os pacientes que necessitam deste tipo de cuidado. Atualmente, o Centro conta com os seguintes profissionais: médico neonatologista, enfermeira, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudióloga e técnica de enfermagem. Além destes atendimentos, as crianças de alto risco são acompanhadas pelas Unidades Básicas de Saúde do município.
O serviço de alto risco neonatal foi implantado em 2009 no Município de Itajaí. O objetivo é oferecer acompanhamento especializado para os recém-nascidos com critério de risco e vigilância à saúde. O local ainda oferta cuidado integral e estabelece fluxos de atendimento para suprir as demandas dessas crianças de forma eficaz.