Nesta quarta-feira (09), o Planejamento Estratégico do Município de Itajaí (PEMI) lançou o projeto Agrofloresta no bairro Santa Regina. A iniciativa destinará um terreno de 7 mil m², localizado no meio da comunidade, para utilização sustentável dos recursos naturais e produção de alimentos. Ao todo, 30 moradores, entre lideranças do bairro e voluntários, participaram da reunião de apresentação do projeto.
O objetivo da agrofloresta é misturar o plantio de árvores e arbustos com frutas, verduras e legumes no espaço. Na primeira etapa de execução do projeto, será feita a análise dos nutrientes do solo. Com os resultados, o próximo passo é a adubação, colocação de calcário e uso de maquinário para preparar o plantio. O terreno disponibilizado pelo Município de Itajaí para o projeto fica ao lado da Unidade Básica de Saúde Santa Regina. O Instituto Itajaí Sustentável (INIS) também participará do projeto.
A intenção é que a comunidade se envolva nas ações e os recursos produzidos no terreno sejam distribuídos e aproveitados no bairro. Entre as vantagens da agrofloresta estão a diversificação dos produtos que serão plantados, sustentabilidade ambiental e segurança alimentar.
“A ideia é iniciar o projeto envolvendo a comunidade, para que a população do Santa Regina abrace a causa. É um trabalho ambiental, de sustentabilidade e com o objetivo de integrar a população”, destaca Alcides Volpato, diretor do PEMI.