O Município de Itajaí ganhou reforço na luta contra o mosquito Aedes aegypti neste começo de ano. Um veículo cedido pelo Governo do Estado realizou a aplicação de inseticida UBV em bairros da cidade que registraram mais casos da doença em 2024. A medida auxilia na eliminação dos mosquitos adultos, responsáveis pela transmissão da dengue. O veículo executou a ação na manhã da última sexta-feira (14) nos bairros Cordeiros e Barra do Rio.
A cidade contabiliza 24 casos confirmados de dengue em janeiro. Devido ao crescimento dos números, a Secretaria Municipal de Saúde solicitou o reforço ao Estado. A aplicação do inseticida ajuda a reduzir e combater a contaminação pela doença, assim como a proliferação do mosquito transmissor. O equipamento estadual também possui capacidade para atingir maiores áreas.
O Município tem ainda 120 casos suspeitos de dengue em investigação. Os bairros mais afetados são Cordeiros (17 casos), Barra do Rio (2 casos), São Vicente (2 casos), Ressacada, Espinheiros e Cidade Nova (1 caso). A ocorrência frequente de chuvas aliada às temperaturas altas tem favorecido a proliferação do Aedes aegypti.
“A situação é preocupante. Os casos de dengue estão aumentando e precisamos do apoio da comunidade para realizar as atividades de prevenção em suas residências”, destaca o coordenador do Programa de Controle da Dengue de Itajaí, Lúcio Vieira.
Na próxima semana, o Município realiza o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) nos bairros da cidade. O estudo verifica o índice de infestação da cidade e contribui para adoção de estratégias mais assertivas de combate à dengue.