Itajaí recebe neste mês de abril o 5º Encontro Internacional de Etnias, evento que acontece em diversas cidades de Santa Catarina. O encontro envolve dez grupos artísticos do Brasil, Argentina, Paraguai, Colômbia e México. As apresentações ocorrerão nos dias 25, 26 e 30 de abril em escolas e na Praça Arno Bauer, em Itajaí.
Na segunda-feira (25), das 9h às 18h, as atividades do evento serão no Centro Educacional Professor Cacildo Romagnoni (CAIC), no bairro Cidade Nova. Já na terça-feira (26), a programação segue das 9h às 18h com apresentações e um workshop na Escola Básica Aníbal César, localizada no bairro São Vicente. No sábado (30), das 9h às 12h, o bairro Centro recebe os grupos de dança com uma série de apresentações na Praça Arno Bauer, localizada entre a Casa da Cultura Dide Brandão e o Museu Histórico de Itajaí.
Seis grupos de fora e quatro locais compõem a programação em Itajaí. Os convidados são o Grupo Parafolclórico Vaiangá do Pará (Brasil), o Ballet Folklorico Perfume de Carnaval (Argentina), o Grupo Raza Guarani (Paraguai), o Grupo Folklorico Canindeyú Mbarete (Paraguai), a Associação Folclórica “Mis Memórias” (Colômbia) e o Ballet Folclórico de la Universidad Del Estado de Hidalgo “Tollan” (México). De Itajaí, estão confirmadas as participações do Rancho Folclórico Eduxi, Grupo Cambaqui da Escola Aníbal César, Rancho Parafolclórico Arte nos Bairros e Danças de Matrizes Africanas Arte nos Bairros.
O Encontro Internacional de Etnias reúne manifestações populares do Brasil e de países convidados. A iniciativa contribui para o desenvolvimento de estudos culturais e populares, propõe a troca, o aprendizado e a vivência de várias culturas por meio da união dos grupos folclóricos envolvidos. Trata-se de uma ação cultural voltada para a valorização do folclore enquanto reflexo da identidade dos povos, reafirmando-a como cultura popular mais legítima e espontânea.
O Encontro de Etnias é uma realização do Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral e Associação Internacional Folclore Latino Americano (AIFL). Em Itajaí, realiza-se com o apoio do Município de Itajaí, por meio de Fundação Cultural, Câmara Setorial de Culturas Populares vinculada ao Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itajaí, e Programa Cultura e Travessura da Secretaria Municipal de Educação.