O fortalecimento do mix de operações e do hub de serviços – considerado um dos mais completos de Santa Catarina – gerou um crescimento de 26% em vendas e de 30% em fluxo de visitantes ao Itajaí Shopping em 2022. Os números representam um dos melhores resultados da história do empreendimento, que protagonizou ainda campanhas promocionais e eventos voltados à família e presenciou a retomada expressiva do turismo em Itajaí.
O rápido crescimento econômico da cidade também têm sido chamariz para a ampliação e abertura de novos negócios, gerando impulso nas vendas. Em 2022, operações importantes como Shopmasp, Cacau Show, World Games e a Nova Americanas aumentaram seus espaços de vendas. O mix do shopping recebeu ainda reforço de marcas como Natura, Chilli Beans Ótica, o Sky Hall Rooftop Bar, Mensageiro dos Sonhos, Piticas, Garapa’s Pastelaria, entre outras.
Paralelamente, operações consagradas do shopping também registraram incremento expressivo nas vendas. A Livrarias Catarinense, por exemplo, registrou 37% de crescimento no volume de vendas em 2022, bem acima dos 15% da própria rede de Livrarias Curitiba, da qual a Catarinense faz parte. De acordo com a diretora de varejo do grupo, Rute Pedri, com a explosão de mídia da rede social TikTok em 2022, houve aumento da procura de livros pelos adolescentes. “Existem vários perfis que indicam livros, os chamados booktokers, que fazem resumos divertidos e criativos das obras, encenam personagens e fazem pequenas resenhas”, comenta. Segundo Rute, a Copa do Mundo também ajudou a impulsionar as vendas na loja de Itajaí, visto que as figurinhas e álbuns da Copa se mantiveram com grande procura durante vários meses.
Maior fluxo do país na rede de cinema
Outro case de sucesso no Itajaí Shopping em 2022 foi o Arcoplex Cinemas. A operação registrou um crescimento de 116% em 2022 em relação ao ano anterior, garantindo a liderança da rede Arcoplex no Brasil em volume de público. “Anualmente, o Arcoplex Itajaí está sempre entre os TOP 3 Brasil. Neste ano, superamos a marca de todos os outros cinemas da rede”, comemora Gabriel Silva, responsável pelo Marketing do cinema.
A tendência é das vendas do Itajaí Shopping seguirem em crescimento em 2023. A expectativa do superintendente do empreendimento, Michael Domingues, é de um salto de pelo menos 14% nas vendas ao longo do ano, puxado principalmente pela chegada de uma nova âncora internacional – a rede de fast fashion C&A – além de marcas super relevantes, como a Luz da Lua, Empório DuHomem e o restaurante L’italiana. “O excelente momento econômico de Itajaí, aliado a grandes eventos nacionais e internacionais da nossa região demanda esta qualificação do mix para melhor atender o cliente do Itajaí Shopping”, cita Domingues.