A cidade de Itajaí é um dos grandes pólos econômicos de Santa Catarina, desenvolvimento que contribui também para o cenário nacional. Dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística registram mais de 226 mil habitantes no município. Deste total, segundo informações do portal do TSE – Tribunal Superior Eleitoral, 163.901 são também eleitores.
Mas embora Itajaí tenha um volume considerável de votos, seja a 34ª maior economia do Brasil e o segundo maior PIB- Produto Interno Bruto do Estado, essa representatividade não se manifesta no Congresso Nacional, tampouco na Assembleia Legislativa. Atualmente a cidade conta com apenas dois representantes na ALESC e nenhum deputado federal na Câmara dos Deputados.
Inconformados com este cenário, a CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Itajaí e o Sindilojas Itajaí tiveram a iniciativa de convidar outras entidades locais para encabeçar uma campanha em prol da conscientização do eleitorado. O objetivo é chamar a atenção para a importância de valorizar e apoiar candidatos locais e, deste modo, conquistar mais representatividade para os interesses da cidade.
“Em janeiro deste ano, quando realizamos a nossa primeira conversa, percebemos que era necessário reunir forças com outras classes representativas para reverberar essa ideia no máximo de segmentos possíveis. Então, procuramos as diretorias de outras entidades presentes na cidade. Como resultado, conquistamos a parceria da ACII, Sinduscon, Sincombustíveis e OAB, que toparam participar deste grande movimento pela nossa cidade”, conta Laerson Batista, presidente da CDL Itajaí.
Bento Ferrari concorda que o município sempre recebeu pouca atenção dos parlamentares. “Não é de hoje que os candidatos contam com os votos locais para se eleger. No entanto, no pós-eleição, a cidade é esquecida e recebe pouco retorno diante de toda a riqueza que produz e arrecada para o Estado”, observa o presidente do Sindilojas Itajaí.
O grupo de organizadores, atualmente, estuda um slogan para marcar a campanha. A ideia é usar uma chamada potente e que gere conexão com a comunidade. Em breve, serão construídas as peças de divulgação. O projeto deve ganhar espaço nas ruas e nos meios de comunicação da cidade a partir do dia 15 de setembro.