O Município de Itajaí terá, a partir de 2023, um dos maiores eventos náuticos da América Latina: o Marina Itajaí Boat Show, novo nome do salão náutico local. A parceria com o Grupo Náutica, que é referência nacional no setor e organiza o São Paulo Boat Show e o Rio Boat Show, foi anunciada na sexta-feira (08), durante o V Salão Náutico Marina Itajaí. A iniciativa tem apoio do Município, por meio da Secretaria de Turismo e Eventos.
“Itajaí ganha repercussão nacional com a presença da marca Boat Show no Salão Náutico, é um passo muito forte. O setor turístico local ganha visibilidade ao lado das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro”, explica Evandro Neiva, secretário municipal de Turismo e Eventos.
O Salão Náutico Marina Itajaí, que ocorreu até domingo (10), já é o maior da região Sul no setor. As quatro edições anteriores superaram R$ 200 milhões em negócios gerados, além de reunir mais de 40 mil visitantes. Neste ano, o evento reúne 80 marcas nacionais e internacionais para exposição de embarcações de luxo, carros, helicópteros e também serviços de compra compartilhada e seguro. A previsão é gerar R$ 60 milhões em negócios nesta edição.
Com a nova parceria, a expectativa é aumentar o destaque da Marina e de Itajaí como polo náutico do país. “Nosso objetivo, através da parceria com o Grupo Náutica, é agregar valores ao evento e torná-lo uma grande referência no setor”, destaca Carlos Gayoso, diretor da Marina de Itajaí.
O São Paulo Boat Show de 2021 e o Rio Boat Show de 2022 somam 494 embarcações comercializadas, totalizando mais de R$ 553 milhões em negociações. O número equivale a 69% das vendas do setor náutico no Brasil, de acordo com dados da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e Implementos (Acobar). A chegada da marca a Itajaí gera empregos e movimenta a economia do município.
“O Boat Show é um evento capaz de estimular a economia através da compra e venda de embarcações, além de aumentar a geração de empregos”, ressalta Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica.