A Karma Coletivo celebra uma década de história desde sua fundação com programação especial neste mês. Ao todo, mais de 10 ações culturais serão realizadas em diferentes bairros e espaços de Itajaí. Entre as atividades gratuitas e abertas ao público estão espetáculos, diálogos, oficinas e partilhas. A programação, que iniciou em 17 de abril, segue até o final do mês.
Em destaque durante o período de comemoração estão os dois espetáculos apresentados pela Karma, em quatro sessões, seguidas por diálogos com o público. Essas ações terão acessibilidade em libras. Os ingressos para assistir às peças serão distribuídos gratuitamente 1h antes no local das apresentações.
O primeiro espetáculo realizado será “Dentre”, neste sábado (27), com sessões às 18h e às 20h30, no Museu Histórico de Itajaí. O segundo será “Sou ave que carrega coisas que tem brilho para o seu ninho”, com sessões no domingo (28), às 17h e às 20h, na Itajaí Criativa – residência artística. A classificação indicativa das peças teatrais é de 14 anos. Mais detalhes sobre os espetáculos abaixo.
“Estamos muito felizes com a realização deste projeto comemorando 10 anos de atividades aqui na cidade de Itajaí e representando-a Brasil afora em muitos festivais e eventos que participamos. São dois trabalhos de dança com temáticas bastante diferentes e que resumem um pouco da nossa pesquisa e do tipo de linguagem que vêm nos interessando nos últimos anos”, comenta Lídia Abreu, bailarina do espetáculo “Dentre” e diretora do espetáculo “Sou ave que carrega coisas que tem brilho para o seu ninho”.
Além dos espetáculos, a programação de oficinas segue até o dia 30 de abril. Para participação, foi aberto agendamento prévio ao público. A programação especial em comemoração aos 10 anos da Karma Coletivo é um projeto viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo Federal, através do Edital Lei Paulo Gustavo 2023 da Fundação Cultural de Itajaí.
Serviço:
Espetáculo Dentre
Quando: 27 de abril, às 18h e às 20h30
Onde: Museu Histórico de Itajaí
Sinopse do espetáculo: Aproximar corpos, adentrar arquiteturas, sobrepor desejos. Dentro de um espaço, fora de um lugar, dentre linguagens. Rastros de movimento, imagem e som. Procedimentos, abalos e rupturas. A intérprete arquiteta de si e de sua trajetória, encontra no seu corpo um dançar entre, no meio de e apesar de.
Classificação indicativa: 14 anos
Gratuito, ingresso será liberado no local uma hora antes do espetáculo
Espetáculo Sou ave que carrega coisas que tem brilho para o seu ninho
Quando: 28 de abril, às 17h e às 20h
Onde: Itajaí Criativa – residência artística
Sinopse do espetáculo: Esta obra vem pensar a ideia de presença e ausência em uma tentativa de manter presente o corpo do pai através do corpo do filho-performer, evidenciando tensões entre o uso da palavra e do corpo, através da escrita, da escultura e da performance. Uma dança-rito pela presença, uma conversa cênica entre os territórios da dança e das artes visuais bem como em temas como o sagrado, a carne, o tempo, a vida e a morte.
Classificação indicativa: 14 anos
Gratuito, ingresso será liberado no local uma hora antes do espetáculo