Na tarde desta quarta-feira (06), por volta das 14h, a Polícia Militar foi acionada para ocorrência de tentativa de roubo a um restaurante na rua Antônio Cirilo Dutra anexo (fundos) do templo da Igreja Santuário da Família, bairro São Vicente, Itajaí.
No momento da chegada da guarnição policial, o homem já estava rendido por populares, onde um policial militar aposentado e as demais vítimas do estabelecimento informaram a dinâmica dos fatos.
Segundo relatado pelas testemunhas e vítimas, o homem de 27 anos ingressou no restaurante e pediu uma marmita, em seguida foi ao banheiro. Assim que retornou apontou uma arma de fogo em direção ao atendente proprietário do estabelecimento, subtraindo o dinheiro do caixa, mandando que retirasse a sua aliança e corrente de ouro, sendo que, durante a distração do autor na tentativa de abordagem de outro funcionário, correu em direção ao pátio.
O autor então passou a persegui-lo do lado de fora, quando foi surpreendido por um policial militar aposentado que estava nas proximidades, que anunciou voz de abordagem: “parado, polícia!”.
Durante a tentativa de abordagem, o autor tentou apontar a arma de fogo em direção ao policial, que efetuou um disparo em direção ao chão, quando o autor correu novamente para dentro do estabelecimento.
Nesse instante, o autor, mesmo alvejado no membro inferior (perna esquerda, próximo ao joelho), tentou render novamente um dos funcionários no interior do restaurante, quando deixou a arma de fogo cair ao chão, sendo a arma tomada pelo funcionário que, diante da aproximação do autor na tentativa de recuperá-la, para se defender efetuou um disparo em direção ao autor, alvejando-o no pé direito (transfixado). Neste instante, chegaram ao local as guarnições policiais, prendendo o autor em flagrante delito.
A arma de fogo utilizada pelo autor foi apreendido, sendo um Revólver Calibre 38, marca Taurus, com numeração suprimida, com 5 munições intactas e uma munição deflagrada.
O policial militar aposentado também apresentou a sua arma de fogo e a regularidade de seu respectivo registro, apresentando seu relato individual.
O autor do roubo, de 27 anos, apresentava dois ferimentos por arma de fogo, um próximo ao joelho da perna esquerda e outro no pé direito que transfixou. Durante a revista pessoal, foi encontrado em seu bolso a quantia de R$ 554,00 em espécie que havia subtraído do caixa do estabelecimento.
Foram acionados e estiveram no local, Polícia Civil e IGP para as providências de suas atribuições.
Em seguida, o autor recebeu voz de prisão pelo crime de tentativa de roubo (art. 157, Código Penal) e foi encaminhado pelo SAMU ao Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen para atendimento médico, sendo a ocorrência apresentada, com os materiais apreendidos e envolvidos, na Central de Plantão Policial de Itajaí para a lavratura do auto de prisão em flagrante e demais providências legais.