Acontece nesta terça-feira, 28 de março, às 19 h, na Biblioteca Pública Cruz e Sousa, localizada dentro do CIC – Centro Integrado de Cultura de Navegantes, na Rua Maria Leonor da Cunha Rebello, nº 432, Centro, o lançamento do livro “Flores de Verão – Antologia de haikais”, de autoria de 12 crianças e jovens que participaram da colônia de férias do Projeto de Educação Popular Flores de Estação, realizado em janeiro de 2023.
De acordo com os idealizadores do projeto, Henrique Pitt e Gabriela Fernanda Ern, o Flores de Estação é um projeto de educação popular, gratuito e autônomo. Nele, desenvolveram-se oficinas pedagógicas a partir de arte e cultura diversas, visando a cognição individual e coletiva das crianças e jovens, reforçando os aspectos do ser no mundo.
Os encontros foram aos sábados no período vespertino, no bairro Meia Praia, onde vivem as crianças participantes do projeto. Neste processo, houve a proposição de uma colônia de férias cultural, a Flores de Verão, já efetivada em dois anos consecutivos, na qual há uma vivência de seis dias seguidos em tempo integral (das 9h às 17h). “Na colônia de férias de janeiro de 2023 focamos as atividades na cultura da poesia haikai, e todos os aspectos do zen budismo e demais influências que a constrói. Como resultado da colônia, temos a publicação de uma antologia de haikais e ilustrações”, destacam.
Vale destacar que o projeto foi realizado de forma voluntária e gratuita para as crianças e jovens. “Todos os envolvidos, arte-educadores ou os auxiliares no dia-a-dia, trabalharam como voluntários, por acreditarem que as crianças e jovens que integram o projeto merecem uma educação que possibilite acesso à cultura e à arte de forma libertadora”, enfatiza Pitt.
Assunto: Lançamento do livro “Flores de Verão – Antologia de haikais”
Data: 28 de março (terça-feira)
Hora: 19 h
Local: Biblioteca Pública Cruz e Sousa, localizada dentro do CIC – Centro Integrado de Cultura de Navegantes, Rua Maria Leonor da Cunha Rebello, nº 432, Centro