Após uma reta final emocionante, a equipe Holcim-PRB (SUI) foi a segunda a chegar em Itajaí na manhã deste domingo (02). Os velejadores da The Ocean Race foram recebidos com entusiasmo na Vila da Regata depois de superar o maior desafio da história da corrida, da Cidade do Cabo, na África do Sul, até o município.
Os competidores completaram a maior e mais difícil etapa da The Ocean Race com 34 dias e 22 horas. Foram, ao todo, 12.750 milhas náuticas, cerca de 20 mil quilômetros, passando por três cabos (Boa Esperança, Leeuwin e Horn), zonas com icebergs, tempestades e ondas gigantes.
O capitão do Holcim-PRB, Kevin Escoffier, comemorou a chegada da equipe a Itajaí. “Nós atracamos em Itajaí com o barco em boas condições e todos da equipe também estão bem. Não tivemos a vitória desta vez, mas garantimos 9 pontos e assim estamos disputando na frente do Team Malizia”, ressalta Kevin.
Embora a equipe Holcim-PRB tenha chegado em segundo lugar nesta etapa, a disputa foi acirrada até Itajaí, com o time suíço liderando a maior parte do tempo. O time Malizia (ALE), que chegou em primeiro nesta madrugada, conseguiu passar à frente somente depois do Cabo Horn e abriu vantagem na reta final, na última sexta-feira (31), após uma forte tempestade com ventos de 50 nós e um pequeno incidente com o time sueco.
O Holcim-PRB acumula pontos da duas primeiras etapas nas quais foram os campeões e ainda se mantém no topo do ranking. O capitão do time, Kevin Escoffier, comentou que o time de terra, a partir de agora, inicia os trabalhos no barco para torná-lo ainda melhor para a próxima etapa da competição. “Esperamos muitos e muitos ventos, nós estamos lutando pelos bons ventos a cada perna desde o início em Alicante, então iremos sair de Itajaí para um excelente resultado até Newport” finaliza.
Recepção brasileira
Apesar dos dois primeiros barcos chegarem durante a madrugada e início da manhã, a recepção do público foi calorosa em Itajaí. Apaixonados pelo esporte fizeram questão de ficar na Vila da Regata para receber os velejadores.
“Na última passagem da The Ocean Race pela cidade, Itajaí foi considerada a melhor parada do evento por conta da recepção do público e da organização. Desta vez, mesmo com um horário de chegada noturno, as pessoas compareceram para receber os competidores. Esperamos que os próximos cheguem com a Vila da Regata aberta para que a festa seja ainda maior”, comenta o presidente do comitê organizador da Santa Catarina Itajaí Host City e secretário de Estado de Turismo, Evandro Neiva.
Entre esta segunda (03) e terça-feira (04) devem chegar os outros dois barcos que disputam a regata de volta ao mundo: 11th Hour Racing (EUA) e Biotherm (FRA). É possível monitorar as chegadas neste link.