Com 13.260 votos contabilizados, neste domingo (01) foram eleitos os 10 novos Conselheiros Tutelares de Itajaí. Participaram da disputa 43 candidatos e a eleição ocorreu na Univali. Os novos membros tomam posse em 2024 para o mandato de quatro anos.
O candidato mais votado na categoria de Nível Superior foi André Leonardo Severino, com 1.074 votos. Já na categoria de Nível Médio, o conselheiro mais votado foi Rafael Orthmann com 626 votos.
As eleições contaram com 30 urnas eletrônicas distribuídas pela Univali.
Sobre o cargo
Para participar da disputa, os candidatos tiveram que cumprir vários critérios, como idoneidade moral, idade superior a 21 anos e residência no município. Também foi exigido mínimo de dois anos de experiência na promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, diploma relativo à vaga pretendida, não ter sido suspenso ou destituído do cargo do Conselho Tutelar em mandato anterior, e participar de um curso de capacitação oferecido pelo município antes da posse.
A principal função do conselheiro tutelar é garantir a proteção integral da criança e do adolescente, assim como zelar pelo cumprimento dos direitos deste grupo. Também é responsabilidade do conselheiro representar o Sistema de Justiça em casos que constituam infração contra os direitos de crianças e adolescentes, entre outras atividades.
Confira o nome dos eleitos para compor o Conselho Tutelar
Nível Médio
Rafael Orthmann – 626 votos
Wendy William do Nascimento – 612 votos
Nível Superior
André Leonardo Severino – 1.074 votos
Marcella Amabile Sodré de Souza – 831 votos
Israel da Veiga – 819 votos
Mirian de Lima Patrícia – 772 votos
Marisa da Costa – 590 votos
Graziela Eskelsen – 519 votos
Sidney Machado – 456 votos
Anadir Terezinha Schneider – 439 votos