Com origem da Ásia, o APL Yangshan, do armador CMA CGM, é o maior navio a atracar no Porto de Navegantes, a Portonave, nesta segunda-feira (14). A embarcação possui 347 metros de comprimento e 45,2 metros de largura (boca) e capacidade de transportar 10.800 TEU.
Para se ter noção da grandeza, o comprimento da embarcação equivale a 73 Ferraris, 3 estádios do Maracanã ou 9 estátuas do Cristo Redentor. Também, possui o mesmo tamanho e capacidade do APL Paris, navio que atracou em 2020 no Terminal.
O APL Yangshan fará parte do serviço SEAS2, que ligam os portos asiáticos à costa leste da América do Sul. O tráfego com a Ásia é um dos que mais cresce nas rotas marítimas que ligam o Brasil, rota considerada de extrema importância para fomentar o mercado catarinense.
Na linha, são transportadas na exportação: carne de frango, madeira, carne suína e tabaco, e na importação: máquinas, aparelhos e materiais elétricos, plástico e suas obras, têxtil e borracha e suas obras.
O navio realiza escalas nas cidades de Qingdao, Shanghai, Ningbo, Shekou, Singapura, Hong Kong, Santos, Itaguaí, Paranaguá, Itapoá e Navegantes. Após desatracar, seguirá sua viagem pelo Brasil e realizará mais uma escala no Porto em fevereiro de 2023.
Bacia de Evolução
Para a vinda de navios maiores, é necessário ampliar a capacidade da Bacia de Evolução do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes. Atualmente, podem ser realizadas manobras de navios de até 350 metros de comprimento e 51 metros de largura. O objetivo é que, no futuro, essa capacidade amplie para embarcações de até 400 metros de comprimento por 59 metros de largura.
*TEU: unidade que representa um contêiner de 20 pés.