O livro “Salvando Chapeuzinho Vermelho”, de autoria de Graziela Eskelsen e Claudine Bernardes, publicado pela Batidora Ediciones, com ilustrações de Ana Barbosa, será lançado nesta quinta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A cerimônia de lançamento será às 19h, no Salão Nobre do Museu Histórico de Itajaí, na rua Hercílio Luz, nº 681, no Centro.
O livro consiste em um álbum ilustrado e tem como proposta identificar crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, de uma forma lúdica, de maneira que o material também seja usado para prevenção. O trabalho foi pensado para fortalecer as crianças, para empoderá-las, para que digam não e peçam ajuda quando alguém chegar na vida delas para roubar-lhes a inocência.
A obra foi escrita com frases e relatos de vítimas atendidas pela conselheira tutelar Graziela Eskelsen, tendo como coautora Claudine Bernardes, escritora de livros infantis, que mora na Espanha. O livro conta com um material de apoio que pode ser acessado por QR Code, que oferece propostas para trabalhar o material pedagogicamente e orienta sobre formas de acolhimento e denúncias.
Já está lançado na Espanha, publicado pela Batidores, em castelhano, basco, gatalã e gallego. Está disponível para compra no site da editora, por R$ 45.