Em alusão à 17ª Semana Nacional dos Museus, o Museu Histórico de Itajaí realizará uma exposição comemorativa. Como a temática nacional desta edição é a permanência das tradições, a instituição escolheu homenagear o futebol Itajaiense. Na cerimônia de abertura, que ocorrerá às 10h deste sábado (08), serão apresentados itens de acervo que contam a história centenária do esporte na cidade, além de uma roda de conversa.
A exposição “Futebol em Itajaí: Tradição Centenária” ficará aberta até o início de setembro. A visitação pode ser realizada de terça a sexta-feira, das 13h às 18h, e aos sábados, das 10h às 15h. O Museu fica localizado na rua Hercílio Luz, 681, no Centro. Para a roda de conversa neste sábado, foram convidados estudiosos e pessoas relacionadas à história do futebol de Itajaí, que após o debate, auxiliarão na identificação de fotos antigas do acervo público.
A ação integra a programação nacional indicada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que, todos os anos, coloca um tema a ser seguido por todos os museus vinculados ao órgão. Este ano, a temática é “A permanência das tradições e os museus como núcleos culturais”.
“A partir da orientação do Ibram, nós optamos por abordar o futebol como tradição no município, que teve o clube mais antigo do estado, o Itajaiense em 1911, e depois uma rica história de 100 anos com outros clubes”, destaca Evelise Moraes, diretora do Museu.
Além de contar a história do esporte em Itajaí, a exposição também visa homenagear o Clube Náutico Marcílio Dias e o Clube Náutico Almirante Barroso, que completaram seus centenários em 2019.
A homenagem contará com acervo dos dois clubes e de colecionadores, fotografias e documentos vindo do próprio Arquivo Público de Itajaí, além da exibição do documentário “Crônicas de Uma Batalha Extinta”, que conta a história da rivalidade entre o Marinheiro e o Barroso.