O município de Navegantes realizou no sábado (27), uma grande ação de de confronto direto contra o mosquito Aedes Aegypti. O mutirão foi realizado na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde Verde Mar e contou com a participação dos agentes de endemias, agentes de saúde, bombeiros voluntários e Secretária de Obras.
De acordo com informações do Departamento Vigilância Epidemiológica (DVE), o mutirão conseguiu percorrer 32 quarteirões e visitar 322 imóveis, retirando dois caminhões de entulhos. Na ocasião foram realizadas orientações com entregas de folders, descartes de recipientes e realizado tratamento nos depósitos fixos das casas. Essas ações vão ser realizadas em todos os bairros do município e vai contar com o envolvimento dos órgãos municipais, bombeiros voluntários, entidades, lideranças de bairros e participação da comunidade.
Esta semana o município recebeu a confirmação de 52 casos autóctones da doença (contraídos no município). A notícia positiva é que todas as pessoas infectadas já realizaram tratamento e estão curadas, sem registro de nenhum óbito provocado pela dengue. Outra medida adotada pelo município foi o reforço dos procedimentos da Vigilância Epidemiológica, juntamente com os profissionais de saúde e pronto atendimento, para que os casos suspeitos de dengue tenham ações de bloqueio de transmissão em 24 horas e acompanhamento dos casos.
“Ressaltamos que estamos realizando todas as medidas para combater o Aedes aegypti, tendo o apoio e envolvimento de várias secretárias. Diante de casos suspeitos, as ações devem ocorrer em tempo oportuno, para que as medidas de controle sejam feitas o mais breve possível, bloqueando o ciclo de transmissão”, aponta a diretora da Vigilância Epidemiológica, Silvana Francez.
No ano passado, a cidade não teve casos positivos. Para conter o avanço da doença, a Secretaria de Saúde montou novas estratégias de combate, intensificando a visitação nas áreas afetadas e está reforçando o alerta com os profissionais de saúde.
“A Secretaria de Saúde está utilizando sua estrutura para controle dos casos, mas agora é o momento de a população também adotar as medidas de prevenção contra o Aedes aegypti. Sabíamos que poderíamos ter casos de dengue, o risco estava em alto índice como outros municípios. Outro agravante é que o mapa estadual mostra que dos municípios vizinhos estão com índice de casos confirmados dengue, o que comprova que o mosquito anda se multiplicando e está presente na nossa região”, afirma o coordenador do Programa de Combate à Dengue de Navegantes, Plácido Simas.