Um total de 3.381 animais, entre cães e gatos, já foram beneficiados pelo Mutirão de Castração de Animais, promovido pelo Município de Itajaí e Instituto Itajaí Sustentável (INIS). Nesta semana, a ação ocorre no bairro Cidade Nova, no pátio da Igreja da comunidade Nossa Senhora Aparecida.
O mutirão já beneficiou tutores como Fernando Gonçalves de Souza e Odair Roberto, ambos moradores do bairro São Vicente. Eles se enquadraram nos requisitos para o animal ganhar o procedimento para seus animais e acreditam que mutirões como esse são fundamentais. “Enquanto esperávamos o fim do procedimento, eu comentei com o Odair que só com ações como essa, de forma constante, será possível acabar com os animais abandonados nas ruas”, declara Fernando.
A gata Mima foi adotada por ele há cerca de 7 meses, quando apareceu na casa da família. “Costumamos dizer que foi ela que nos adotou ao aparecer lá em casa”, brinca. Com o Odair, a história da adoção responsável se repete. Além do Caramelo, ele tem outros 5 gatos e um cão. Todos os animais foram adotados por ele, durante os turnos de trabalho, em diferentes bairros de Itajaí. E foi para evitar animais abandonados na rua, que ele procurou o mutirão e agora castrou o último dos gatos.
“O custo de uma castração é oneroso, eu já compro a ração, os medicamentos de 6 gatos e um cachorro, então esse tipo de ação nos ajuda muito”, informa o tutor.
Os animais castrados no mutirão recebem a roupinha ou cone e um kit com instruções pós-operatórias, medicação e pomada, para garantir segurança e bem-estar na recuperação. Depois do uso, o tutor pode devolver os itens na Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA), que acolhe animais em situação de risco no município.
Todos os procedimentos são realizados na unidade móvel do Castrabus, que está de volta a Itajaí e vai atender animais já cadastrados até sexta-feira (14). As cirurgias são realizadas por médicos veterinários, cirurgiões e anestesista, com apoio de auxiliares.
O Município de Itajaí e o INIS contrataram 5 mil castrações para cães e gatos. “Temos ainda 1.619 vagas disponíveis para castrar animais de moradores da cidade ou do interior, que se enquadrem nos requisitos. Quem tiver interesse, precisa entrar em contato conosco e preencher a inscrição”, afirma Mario Cesar Ângelo, diretor presidente do INIS.
Saiba como fazer o cadastro dos animais
O Mutirão de Castrações de Animais segue aberto e os moradores de Itajaí podem fazer o cadastro pelo WhatsApp (47) 98857-9891 ou presencialmente no INIS, que fica na avenida Vereador Abrahão João Francisco, nº 2600, Edifício Cristine, no Centro. O horário de atendimento é das 13h às 19h.
Pode se cadastrar:
. Pessoa física: morador de Itajaí, que comprove renda de até 3 salários mínimos na família ou renda per capita de meio salário mínimo. A castração pode ser feita em até 5 animais.
. Protetor animal independente: morador de Itajaí, que comprove que o animal foi resgatado através de relatório do histórico do animal.
. Organização não Governamental (ONGs): que tenha sede em Itajaí e atue na proteção de animais no município.