O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Obras, da Secretaria de Saúde e da Defesa Civil, promoveu um mutirão de limpeza e conscientização sobre a dengue no loteamento Rio Bonito, no bairro São Vicente. O bairro é o local que mais registra casos de dengue em Itajaí, por isso foi escolhido estrategicamente para essa mobilização. A ação, realizada durante esta quarta-feira (31), contou com limpeza de terrenos baldios, recolhimentos de itens dispensados pela população e orientação nas escolas.
“O número de casos de dengue está alto. Essa ação faz a diferença e é bem importante para a conscientização da população”, ressalta a moradora do bairro, Terezinha Muller.
O secretário de Obras de Itajaí, Márcio José Gonçalves, o Dedé, afirma que foram recolhidas 23 caçambas de resíduos do loteamento. “Precisamos do apoio e ajuda da comunidade para que após a passagem da Secretaria de Obras as pessoas não dispensem mais lixo em terreno baldio e que procurem os meios corretos para dispensar os resíduos, só assim a ação será efetiva”, diz.
Simultaneamente à limpeza das ruas, os agentes de endemias visitaram as escolas da região para conscientizar os alunos sobre a importância da eliminação de locais com água parada. Além dos agentes, a presença da mascote da equipe chamou a atenção dos alunos.
“Nós precisamos diminuir esses números, mas a população também tem que fazer sua parte. Por isso, os agentes estão nas escolas para que as crianças levem essa informação para casa e ajudem a cuidar e monitorar essas situações”, explica o coordenador do Programa de Controle da Dengue, Lúcio Vieira.
A mobilização de conscientização e combate à dengue é coordenada pela Regional Estadual da Defesa Civil e ocorreu nos 11 municípios da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri).