Navegantes inicia nesta segunda-feira (25) a campanha de vacinação contra a influenza como parte do calendário anual do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Nesta primeira fase, a vacina da gripe estará disponível para os grupos prioritários. São eles:
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
– Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;
– Trabalhadores da Saúde;
– Gestantes;
– Puérperas;
– Professores dos ensinos básico e superior;
– Povos indígenas;
– Idosos com 60 anos ou mais;
– Pessoas em situação de rua;
– Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
– Profissionais das Forças Armadas;
– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
– Pessoas com deficiência permanente;
– Caminhoneiros;
– Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
– Trabalhadores portuários;
– Funcionários do sistema de privação de liberdade;
– População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
As doses estarão disponíveis em 10 unidades básicas de saúde: Gravatá, Verde Mar, Meia Praia, São Pedro, Central, São Paulo, Nossa Senhora das Graças, Machados, Escalvados e Porto das Balsas. O horário de funcionamento das salas de vacina é das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
Nas UBSs Central e Machados, haverá a aplicação da vacina no horário de atendimento estendido, das 17h às 22h, e aos sábados, das 8h30 às 16h30 até o dia 30 de abril.
Já a UBS Gravatá também fará atendimento estendido no período noturno e aos sábados, porém, somente a partir do dia 30 de março, e então segue até dia 30 de abril.
Segundo o secretário de Saúde, o médico infectologista Pablo Sebastian, é fundamental a adesão da população à campanha para que ela tenha êxito.
“Quando falamos em vacinação, temos de ter em mente que não é somente uma decisão que afeta o indivíduo, mas também o coletivo. Por isso, é de extrema importância que a população se vacine contra a gripe, para diminuir o contágio do vírus e evitar que as pessoas fiquem doentes ou desenvolvam complicações, em especial, aquelas com comorbidades”, declara o secretário.
A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação (Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B), protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. A campanha aproveita o início das estações mais frias do ano, outono e inverno, quando há maior circulação de vírus respiratórios.