Os cemitérios municipais do Centro, Machados e Gravatá, estão abertos diariamente das 7h às 18h, inclusive no Dia de Finados. Por ser uma data em que aumentam as visitas nas sepulturas, aumenta também a necessidade dos cuidados necessários para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue, febre amarela, zika e chikunguya. É fundamental que as pessoas não coloquem vasos que acumulem água nas sepulturas.
Além disso, é importante destacar que existe o estabelecimento de normas para colocação de vasos e floreiras em cemitérios do município de Navegantes, de acordo com a Lei municipal N° 3022 de 19 de agosto de 2015. O não cumprimento dessa Lei autoriza o Poder Executivo Municipal, por seus agentes públicos designados para tanto, a promoverem a retirada dos referidos objetos, os quais serão inutilizados. Cabendo aos responsáveis pelo jazigo que possuam vasos de flores, floreiras em desconformidade com esta lei o prazo de 180 (cento e oitenta) dias a contar do início da sua vigência, para promoverem as adequações ou a retirada dos mesmos.
Alguns cuidados devem ser tomados:
– Utilize sempre recipientes com furos que permitam a vazão da água, mesmo que as flores sejam artificiais;
– Mantenha o nível de areia até a borda evitando o acúmulo de água;
– Retire o invólucro de celofane, aquele ‘papel decorativo’ que embrulha o vaso ou buquê, que, por ser impermeável, favorece o acúmulo de água.
Estas são medidas simples que, uma vez adotadas, vão dificultar a procriação do Aedes aegypti. O Cemitério Municipal é considerado um local crítico, que requer constante vigilância, devido o número elevado de possíveis criadouros e por ser um ponto onde já foi detectada a presença do mosquito da dengue anteriormente.