Conscientizar crianças e adolescentes em idade escolar sobre a importância da guarda responsável de animais de estimação, especialmente cães e gatos. Este é o objetivo principal do Concurso “Melhor Amigo”, promovido pelo município, através da Fundação Cultural de Navegantes, Secretaria da Educação e esteio da vereadora Sol Dapper, através de emenda parlamentar. O concurso, envolvendo as escolas das redes municipal e privada, vai selecionar as duas melhores ilustrações e seus respectivos nomes, que vão inspirar os futuros “Embaixadores da Causa Animal de Navegantes”.
Conforme o edital, que vai estar disponível a partir do dia 22 de fevereiro no blog da Fundação Cultural de Navegantes, na aba “PROJETO MELHOR AMIGO – SEMANA DE PROTEÇÃO ANIMAL 2023, contendo o Formulário de Inscrição e a Termo de Cessão dos Direitos Autorais, cada desenho deverá representar um ou dois animais da fauna doméstica ou silvestre, com um breve texto em anexo explicando o porquê da escolha, com seu(s) sucessivo(s) nome(s).
As inscrições vão de 23 de fevereiro à 10 de março e uma comissão avaliadora fará a seleção dos cinco melhores desenhos. Os dois vencedores serão escolhidos através de votação popular via internet e o resultado divulgado no site oficial do Município e nas redes sociais da Fundação Cultural de Navegantes.
Conforme a vereadora Sol Dalper, autora do Projeto Melhor Amigo, o concurso também busca estimular a chamada guarda responsável, que caracteriza como um conjunto de ações que envolvem a posse de um animal, tais como controlar sua reprodução e contracepção, mobilidade, nutrição, saúde e bem-estar.
Já o superintendente da Fundação Cultural de Navegantes, Marcos Montagna, destaca que a escolha das mascotes – “embaixadores da causa animal” – vai servir de estímulo e dar grande visibilidade ao projeto Melhor Amigo.