Em fevereiro, a Secretaria da Saúde deu início a uma nova forma de acesso ao serviço odontológico na atenção básica. O agendamento passou a ser feito diariamente em 15 unidades de atendimento, da região central da cidade até o interior. Com a mudança, foram registrados 3539 procedimentos odontológicos e 2406 consultas em apenas um mês.
Todos os dias as consultas são oferecidas de acordo com a ordem de chegada na UBSs. No período da manhã, os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, já no período da tarde são realizados de segunda a quinta-feira. Toda sexta-feira à tarde é reservada para as consultas de retorno. Cada dentista conta também com um período semanal para o atendimento de gestantes que fazem parte do programa de pré-natal.
Realizam o atendimento diário as UBSs São Paulo, Porto Escalvado, Central, Gravatá, São Pedro, Machados, Verde Mar, Meia Praia, São Domingos II, Porto das Balsas, Porto Escalvado e Nossa Senhora das Graças. No interior, as UBSs atendem em dias alternados. São elas Volta Grande (segunda e terça-feira), Hugo de Almeida (terça e quarta-feira) e Escalvadinho (quarta, quinta e sexta-feira).
Casos de maior complexidade são encaminhados ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), onde são realizadas as especialidades de periodontia, endodontia, cirurgia oral menor e pacientes com necessidades especiais.
Segundo o coordenador de Saúde Bucal do município, o periodontista Marcelo Agnoletto, atualmente, o atendimento a pacientes com necessidades especiais conta também com cirurgia hospitalar. Já o serviço de radiografia acontece em dois locais, no CEO e na UBS Escalvadinho.
Para aprimorar o atendimento, foram adquiridos novos equipamentos, como cadeiras odontológicas, canetas de alta rotação, compressores, aparelhos de ultrassom odontológicos, entre outros. Além disso, agora há manutenção semanal das cadeiras dos consultórios, o que contribui para a continuidade do serviço.