A obra do reservatório que vai atender os bairros Meia Praia e Gravatá entra numa nova fase: o teste de estanqueidade. Essa etapa consiste no enchimento total da estrutura para verificação, principalmente, de vazamentos.
Todo o procedimento obedece a normas técnicas e dura cerca de 8 dias, entre enchimento, testes e esvaziamento. Enquanto isso, os recalques são montados e testados eletricamente para a próxima etapa que compreende os testes finais de bombeamento. A adutora Gravatá, que integra o sistema de abastecimento, já passou pelo teste de carga para verificação de vazamentos e aguarda a finalização do reservatório para entrada em operação.
O reservatório, após instalado, terá a capacidade de 3 milhões de litros de água e irá atender os bairros Meia Praia e Gravatá. A região foi escolhida por ser, ao longo dos anos, a localidade que mais sofre com as baixas pressões nas redes de distribuição de água tratada, principalmente no verão, e é uma demanda da população a pelo menos 35 anos.
De acordo com o secretário de Saneamento Básico, Valério Cesar Gonzaga de Campos, “a construção do reservatório de aço vitrificado simultaneamente com a da Adutora Gravatá, com 3,2 quilômetros de extensão e 350 mm de diâmetro, elevará a capacidade de reservação de Navegantes dos atuais 2 mil para 5 mil metros cúbicos, reforçando o abastecimento da região pelos próximos 20 anos”.