Com cinco casos confirmados de Covid, todos internados em observação, mas ainda sem uso das Unidades de Terapia Intensiva (UTI), a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Marieta, reforça a orientação sobre o uso de máscara, tal qual no começo da pandemia.
A recomendação é para que todos as pessoas utilizem o acessório em todas as dependências do hospital conforme orientação da Anvisa. As chefias dos setores foram cobradas do cumprimento da determinação e novos cartazes foram colocados para informar pacientes e acompanhantes.
Segundo a assistente social Laisa Souto Ahmad, a instituição reviu o fluxo de entrada das visitas e normatizou o seguinte procedimento:
• Fica proibida a visita a pacientes com caso confirmado ou suspeita de Covid-19 (situação reiteradamente reforçada pelo serviço de Infectologia do Hospital);
• Continua permitida a permanência de acompanhantes para pacientes com direito (idosos, menores, PCD) com caso confirmado ou suspeita de Covid-19;
• Demais pacientes devem seguir fluxo normal de visitas e acompanhantes.
Sobre a comunicação às famílias de pacientes com caso confirmado ou suspeita de Covid-19 a determinação é:
• Boletim médico diário via telefone (contato com o telefone cadastrado no sistema, conforme visita médica);
• Visita virtual com assistente social (contato via WhatsApp com o telefone cadastrado no sistema), conforme viabilidade.
A médica infectologista o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Marieta, doutora Letícia Ziggiotti de Oliveira, complementa o motivo dessa revisão. “Isso se faz necessário agora porque esta nova cepa é mais contagiosa”, justifica. “São ações emergenciais para conter o vírus e sabemos que a população da região entenderá a necessidade destes ajustes neste momento”, reforça a diretora geral, Irmã Simone Santana.