Começa nesta terça-feira (28), às 19h, na Galeria 2 da Casa da Cultura Dide Brandão, a exposição “Ensaio para ficção científica latino-americana”, do artista visual Osmar Domingos. A visitação tem entrada franca e ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h. Os trabalhos ficarão em exibição até o dia 24 de março.
A mostra é composta por esculturas e fotografias ao redor de um mundo futurista que deixou de ser dominado pelo império Estados Unidos e Europa. O autor imagina a fauna, a flora, os fungos, vírus e aparatos tecnológicos de uma existência possível em que não há disputa, mas convivência com migrantes de outros planetas, compondo uma ficção especulativa subtropical.
Osmar Domingos se interessa por discursos e narrativas como matéria escultórica na medida em que observa seus espaços negativos – suas faltas, sobras, repetições e obliterações – e os modela, os funde, se apropria e reconfigura, devolvendo para o espaço, da carne ou da tela, outras abordagens dessa matéria-texto ou da imagem-falha que os espaços negativos revelam. O artista é formado em Artes Visuais pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci e em Filosofia pela UFSC, cursa escultura pela EAV Parque Lage e performance studies pela New York University (plataforma on-line).
A exposição foi selecionada para compor o circuito do Edital de Ocupação das Galerias da Casa da Cultura, da Fundação Cultural de Itajaí. O calendário de mostras artísticas das galerias do município iniciou em setembro de 2022 e segue neste ano com a participação exclusiva de artistas residentes em Itajaí. O tempo de cada exposição se estende por um período médio de 30 dias.
Serviço:
Exposição: “Ensaio para ficção científica latino-americana”, de Osmar Domingos
Abertura: 28 de fevereiro (terça-feira), às 19h.
Visitação: de 01 a 24 de março (de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h – sábados, das 9h às 12h).
Local: Galeria 2 da Casa da Cultura Dide Brandão. Rua Hercílio Luz, 655, Centro.
Entrada: Gratuita.