A Guarda Municipal Ambiental de Itajaí atendeu a uma denúncia de maus tratos contra animais e encontrou uma fêmea Pit Bull presa em corrente curta, desnutrida, em local insalubre e sem os cuidados básicos necessários. Os filhotes estavam morrendo consecutivamente, e durante o atendimento da ocorrência, um filhote não resistiu às condições e morreu.
Segundo informações obtidas, a tutora dos animais estava ausente durante o atendimento da ocorrência. A guarnição encontrou os animais em local sujo, com restos de comida em decomposição submersos na água, abrigo precário e inadequado, excesso de fezes e urina dos próprios animais, além de forte cheiro e grande quantidade de moscas.
O INIS, Instituto de Proteção Animal de Itajaí, compareceu ao local e resgatou os animais ainda vivos à Unidade de Acolhimento Provisório de Animais. As informações sobre o ocorrido, incluindo os dados da pessoa responsável, foram repassadas à Polícia Civil para que seja realizada a abertura de inquérito policial contra a autora do crime de maus tratos contra animais.