No último sábado (21), a Polícia Militar deteve um indivíduo de 59 anos por “Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente” (Art. 132 do Código Penal), ao realizar sobrevoos com um drone, de forma irregular, sobre o estádio Hercílio Luz, localizado na Avenida Marcos Konder, no centro de Itajaí, durante jogo entre Marcílio Dias e Avaí, válido pela série A do Campeonato Catarinense de Futebol.
A guarnição policial militar, após orientação do comandante do policiamento do jogo, abordou na parte externa do estádio o piloto do drone, logo após ele sobrevoar o campo de futebol.
O sobrevoo citado causou a paralisação da partida, causando perigo para a vida dos torcedores e dos jogadores.
Foi necessário que o árbitro paralisasse o jogo até que o problema fosse solucionado.
O autor dos fatos informou que estava fazendo imagens e vídeos com seu drone para um amigo. Ele tem autorização da ANAC para sobrevoar, porém não tinha autorização para sobrevoar sobre o estádio no horário do jogo. Segundo o autor, ele não sabia que tinha gerado risco com seu Drone.
Após a explicação de todo o procedimento que seria realizado, a guarnição lavrou um termo circunstanciado, no qual o autor se comprometeu a comparecer a uma audiência em juízo.
Devido a utilização do Drone para o cometimento do crime, foi necessário a apreensão do bem juntamente com o seu controle remoto.
O autor foi liberado no local, após assinar os termos de comparecimento em juízo. O autor não tinha passagens policiais.