Na tarde deste sábado, 22, o 25° Batalhão de Polícia Militar (BPM) iniciou a Operação Trânsito Sem Ruído, com o objetivo de intensificar a fiscalização de veículos com escapamentos modificados que provocam ruído e danos à saúde pública.
A alteração do escapamento, com a retirada do silenciador, é uma das práticas realizadas para aumentar os efeitos sonoros produzidos pelo veículo automotor, que no momento da aceleração, pode emitir ruído acima do limite permitido.
A operação se estendeu ao longo do final de semana, por meio de barreiras policiais em locais variados.
Para o comandante do 25° BPM, Tenente Coronel Evandro, “a intenção da operação não é apenas inibir a prática da infração, mas acima de tudo, conscientizar os próprios condutores a ter compreensão de que é preciso respeitar as leis de trânsito. Não se trata apenas de uma prática ilegal, o barulho do escapamento causa uma poluição sonora e ambiental, muito prejudicial à população”.
Penalidades para o condutor
Quando flagrado, o condutor é notificado por infração de natureza grave, com cinco pontos na CNH, no valor de R$ 195,23. A tipificação do enquadramento é por conduzir o veículo com descarga livre ou com silenciador do motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante.