Em 1975, Angola conquistou sua independência de Portugal, desencadeando um período de quase três décadas de guerra, com mais de 500 mil mortos e um milhão de refugiados. Oito famílias angolanas de uma vila de pescadores ousadamente fugiram pelo oceano Atlântico em busca de um novo lar, dando origem ao podcast documentário “Além do Atlântico”. O conteúdo completo estará disponível gratuitamente no YouTube e Spotify a partir deste sábado (11).
O podcast apresentará depoimentos das famílias que fizeram a travessia e de pessoas que as ajudaram a se estabelecer em Santa Catarina. Além disso, contribuiu para o registro histórico, disponibilizando fotografias ao Arquivo Histórico Municipal.
Produzido e dirigido por Adelaine Zandonai, em colaboração com André Pinheiro, o projeto foi patrocinado pelo Município de Itajaí e pela Fundação Cultural de Itajaí, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
“Falamos sobre o que aconteceu na década de 1970, numa história que tem como pano de fundo a Guerra Fria, e que, invariavelmente, nos remete a tantas outras diásporas de fugitivos de guerra de diversas partes do mundo hoje em dia”, afirma a diretora do projeto.
O lançamento oficial acontecerá durante a “Festa da Independência de Angola”, organizada pela Associação dos Naturais e Amigos de Angola (ANANG) em Itajaí. O evento contará com a presença dos entrevistados e oferecerá pratos típicos de Angola, música e dança. Os ingressos para o jantar custam R$ 60 e podem ser adquiridos antecipadamente com representantes da ANANG.