O Porto de Itajaí atingiu neste fim de semana a marca de 25.778 veículos desembarcados para a montadora General Motors (GM) em um ano de operações. No período, houve um total de 21 atracações de navios com cargas do tipo na cidade. Na sexta-feira (7) e no domingo (9), mais duas embarcações atracaram no berço 3 trazendo 1.242 unidades importadas pela empresa.
As operações com a montadora começaram em 09 de junho do ano passado, quando foram desembarcados 500 veículos importados em fase de teste. A partir de novembro de 2018, a APM Terminal – empresa arrendatária do Porto de Itajaí – passou a atender quinzenalmente navios para importação de veículos vindos de diferentes países, entre eles Estados Unidos, México e Argentina.
Somente os desembarques do fim de semana totalizaram pouco mais de 1,6 mil toneladas de cargas. De acordo com informações da Gerência de Operações do Porto de Itajaí, as operações tiveram uma movimentação média de 70 a 90 veículos por hora. Os trabalhos de deslocamento de veículos foram realizados por equipes de trabalhadores portuários avulsos.
Uma nova atracação com veículos já está programada para este mês e tem a previsão de receber mais de mil unidades importadas pela GM. As operações consolidam o Porto de Itajaí como referência no sistema Roll on Roll off (quando os veículos são conduzidos para fora do navio e encaminhados para uma área primária do porto) e o credenciam para receber novas companhias que utilizem o serviço.
“Em um ano, receber 21 navios deste porte reflete o quanto o Porto de Itajaí é importante para esse tipo de operações. No mês em que Itajaí está de aniversário, este serviço prova o esforço e a capacidade dos trabalhadores portuários e caracteriza a pujança do nosso porto”, lembrou o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.