A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida principalmente pelo mosquito Aedes aegypti. Este inseto deposita ovos em superfícies como tampas de garrafas, pneus, vasos de plantas, latas vazias, etc. e, devido à presença de água acumulada nesses recipientes, os ovos eclodem e viram larvas. Cinco a sete dias são suficientes para que elas se tornem novos mosquitos e cada um pode viver até 30 dias.
No verão há maior volume desses insetos por causa das chuvas, que são mais intensas nessa estação, e objetos como pneus podem armazenar milhões de larvas, tornando-se grandes focos de proliferação. Além da Dengue, o Aedes aegypti também transmite a Febre Amarela, Zika e Chikungunya. Preste atenção em recipientes que, por menores que sejam, podem acumular água e se tornarem criadouros do mosquito.
Os principais sintomas da dengue são febre alta, dores musculares, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo. Eles podem durar de dois a sete dias e, em caso de suspeita, deve-se procurar atendimento médico. Nunca se automedique.
O principal combate à dengue é a prevenção da proliferação de mosquitos. Deve-se evitar o acúmulo de água em qualquer recipiente, inclusive em vasos de plantas. Permitir que agentes de endemias vistoriem locais de risco também é uma boa prática para prevenir o surgimento do Aedes aegypti. E, caso saiba de algum foco, denuncie.
Para denúncia, ligue 3185-2384, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h.