A Procuradoria de Defesa do Consumidor (Procon) de Itajaí orienta os consumidores a respeito das compras durante a Black Friday, campanha de promoções com descontos atrativos que ocorre em todo o país na próxima sexta-feira (24). O órgão destaca que é necessário pesquisar preços, prazos de entrega e de troca dos produtos, assim como as formas de pagamento, antes de efetivar a compra. O consumidor também deve ficar atento para possíveis fraudes e golpes em sites de procedência duvidosa.
Outra dica do órgão de proteção é que o consumidor analise a real necessidade de aquisição do item para não comprar por impulso. A medida busca evitar o superendividamento e não comprometer o orçamento doméstico. Uma das recomendações é fazer uma lista dos produtos realmente necessários. A pesquisa de preços também auxilia na hora de identificar possíveis ofertas maquiadas.
Compras on-line
Ao realizar uma compra através de sites, é aconselhável verificar antecipadamente a reputação da empresa. A consulta pode ser feita através dos sites www.consumidor.gov.br ou www.reclameaqui.com.br. Além disso, é possível verificar a lista de sites não recomendados pela Fundação Procon de São Paulo, que pode ser consultada clicando aqui. (http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php)
De acordo com o Procon de Itajaí, no comércio eletrônico, o consumidor deve verificar se no canto esquerdo do endereço se encontra a imagem de um cadeado. Este é um item de segurança para evitar sites maliciosos que tentam obter informações pessoais do comprador. Outra dica importante é guardar uma cópia do registro da compra on-line.
Além disso, no site de compra, o consumidor precisa verificar se estão presentes o nome do fornecedor, CNPJ, telefone, endereço, e-mail de contato, descrição do produto, preço à vista, condições da oferta, prazo de entrega, frete e orientação para o caso de desistência no prazo de sete dias. Outra dica é pagar através de cartão de crédito para facilitar a devolução em caso de desistência da compra ou de fraude. Deve-se, ainda, evitar clicar em links duvidosos de ofertas recebidas através de e-mail, WhatsApp ou SMS.
Compras físicas
Nas compras realizadas em lojas físicas não existe o direito de arrependimento (7 dias). Portanto, é importante avaliar a real necessidade e analisar o produto. Nestas lojas a troca é obrigatória apenas se a empresa informar por escrito durante a negociação ou na oferta. E, constatando vício do produto, o mesmo deve ser enviado para a assistência técnica para conserto, a menos que a oferta preveja a troca imediata no estabelecimento durante determinado prazo.
Denúncias e reclamações
Em caso de reclamações, o consumidor deverá fazer contato com a empresa e guardar protocolos ou e-mails. Não havendo solução poderá fazer sua reclamação on-line, através da plataforma www.consumidor.gov.br ou utilizando o site do Procon (procon.itajai.sc.gov.br). O agendamento para atendimento presencial pode ser feito também no site do Procon.
O Procon de Itajaí esta localizado na avenida Joca Brandão, nº 655, Centro. Em caso de dúvidas ou denúncias, utilize os telefones 151 e (47) 3349-6147, ou o e-mail procon@itajai.sc.gov.br. Outras orientações podem ser obtidas no site procon.itajai.sc.gov.br.