Na manhã desta quarta-feira (01), o professor de Língua Brasileira de Sinais (Libras) Sérgio Roberto Dias, que desenvolve um trabalho pioneiro de Alfabetização em Libras na Escola Básica Pedro Paulo Rebello, do bairro São Vicente, visitou o Centro de Educação Infantil (CEI) Rosete Palmeira Silva, do bairro Fazenda. O convite partiu da supervisora de Educação Especial, Viviane Linhares Gasperi e da diretora do CEI, Susana Regis Ramos porque a unidade possui um aluno surdo.
“Nossa intenção foi justamente promover a inclusão, fazendo com que os demais alunos aprendam um pouco sobre a comunicação com as mãos. As crianças demonstraram curiosidade para aprender sobre Libras, então pensamos em levar o professor Sérgio para fazer esse intercâmbio da língua de sinais”, destacou a supervisora de educação especial Viviane.
O professor apresentou aos alunos do CEI as vogais, como se comunicar com as pessoas surdas, a importância da expressão facial corporal, tudo com vídeos e dinâmicas.
“Foi muito gratificante poder contribuir mais uma vez com a comunicação e a inclusão de alunos surdos da Rede Municipal de Ensino de Itajaí”, disse o professor Sérgio Roberto Dias.
Projeto pioneiro é desenvolvido na Escola Básica Pedro Paulo Rebello
O projeto pioneiro de Alfabetização de Língua de Sinais é desenvolvido na Escola Básica Pedro Paulo Rebello desde 2014. Atualmente são mais de 300 alunos, do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, que recebem os ensinamentos. As aulas são dinâmicas, com material audiovisual e jogos. Todos os anos, novos alunos são inseridos no projeto, pioneiro na Rede Municipal de Ensino de Itajaí.