O Programa de Controle da Dengue de Itajaí realizou, nas últimas semanas, ações de bloqueio em novos casos da doença nos bairros Ressacada, Centro e São Vicente. Foram confirmados, em 2023, três pacientes positivos, que contraíram dengue em outras cidades e apresentaram sintomas após voltar de viagem. As medidas de controle incluem aplicação de inseticida, visitas de orientação à comunidade e busca ativa de possíveis pacientes sintomáticos no entorno da área em que os casos foram registrados.
Conforme o Programa de Controle da Dengue, as ações de bloqueio auxiliam na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Além das medidas, as equipes trabalham nos bairros São Vicente, Cordeiros e Dom Bosco com o objetivo de vistoriar e orientar a população sobre os cuidados preventivos.
“O Município segue com trabalho intenso de combate ao mosquito da dengue, mas a população precisa fazer sua parte e eliminar possíveis criadouros, além de receber os agentes de endemia para orientação. Somente com esse esforço conjunto conseguiremos controlar o número de casos da doença”, reforça Lúcio Vieira, coordenador do Programa de Controle da Dengue de Itajaí
Os cidadãos que apresentarem sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e perda de apetite, devem procurar a unidade de saúde mais próxima para receber atendimento.
Conheça as orientações para evitar a proliferação do Aedes aegypti:
-Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
-Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
-Mantenha lixeiras tampadas;
-Deixe os depósitos para guardar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
-Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
-Mantenha ralos fechados e desentupidos;
-Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;
-Retire a água acumulada em lajes;
-Dê descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados;
-Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
-Evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da dengue;
-Não jogue lixo em terrenos baldios e mantenha seu quintal livre de recipientes que possam acumular água.
Denúncia de locais com focos do mosquito da dengue podem ser feitas pelo telefone (47) 3249-5573 ou pelo aplicativo Conecta.í.