A tripulação do veleiro Gosto D’Água II parte de Itajaí neste sábado (25) e inicia o projeto “Brasil Velejador”. A proposta dos velejadores Claudio Copello e Marcelo Bonilla visa difundir a cultura náutica de Itajaí através de palestras em outras cidades litorâneas brasileiras. Os navegadores soltam as amarras no fim de semana rumo a São Francisco do Sul, onde será a primeira parada.
O projeto já tem em sua rota 9 cidades em 6 estados brasileiros e leva consigo duas palestras gratuitas. Claudio Copello ministra a palestra “Navegando Pela Cidadania” e explica os projetos sociais desenvolvidos na ANI – Associação Náutica de Itajaí, onde Claudio foi presidente por 6 anos.
Em “Navegar é Fácil”, Marcelo fala sobre teorias de vela para iniciantes e curiosos. A palestra estreou no evento VelaShow (Itajaí – SC), em abril deste ano. O velejador ainda conta com um canal no Youtube onde compartilha experiências náuticas para mais de 10 mil seguidores.
“Itajaí está se consagrando como polo náutico do Brasil. A cidade tem projetos únicos que precisam ser disseminados para outras cidades e estados. E o objetivo do Projeto Brasil Velejador é isso, compartilhar o melhor do que temos aqui”, explica o cap. Claudio.
Há vagas
Além das palestras, a dupla oferece vagas a venda para as travessias da rota. A proposta é voltada para pessoas que tem curiosidade e querem viver a experiência a bordo. Durante o período, o tripulante passará por uma imersão em conhecimento náutico prático.
Regata internacional
A conclusão da travessia dos velejadores itajaienses será marcada por uma das regatas mais importantes do Brasil. A Regata Internacional “Refeno” parte do Marco Zero, em Recife (PE) e segue com destino a Fernando de Noronha, ilha oceânica de água cristalinas. O barco de Itajaí participará da regata que tem duração entre 2 ou 3 dias e larga no dia 12 de outubro.
Partindo de Itajaí, a dupla deve passar ainda por Paranaguá (PR), Ilhabela (SP), Paraty (RJ) e outros destinos até chegar em Salvador (BA) com data prevista para 2 de outubro.