Proporcionar que as pontas dos dedos toquem a tela e que as pessoas sintam as linhas, as texturas, os relevos e interpretem as obras. Esse é o objetivo do projeto “Arte pra cego ver”, que realizará uma exposição com sete quadros em 3D, voltada para pessoas cegas e com baixa visão. As obras podem ser conferidas por todos os públicos em dois locais: Associação de Deficientes Visuais de Itajaí e Região (ADVIR), entre os dias 23 e 30 de novembro, das 9h às 17h, e na Câmara de Vereadores de Itajaí, entre os dias 13 e 20 de dezembro, das 9h às 19h.
“Para tornar a exposição efetivamente acessível, o processo de criação das obras envolveu pessoas cegas do início ao fim. A equipe realizou visitas na ADVIR, conversou com crianças, adolescentes e adultos, criou protótipos, testou os elementos (contorno, relevo, textura e distribuição espacial) para avaliar a percepção tátil e sensorial dos públicos, até chegar na versão final das obras”, relata a produtora responsável, Ana Clara Marques.
Os quadros foram confeccionados pela artista Karin Buba, de Itajaí, e representam lendas brasileiras das cinco regiões do país. Cada obra possui ainda uma sinopse escrita em braile para contextualizar a experiência tátil.
“Durante a pesquisa encontramos vários dados interessantes sobre a deficiência visual. Na experimentação realizada com adultos da ADVIR, constatamos que todos eles têm cegueira adquirida por doenças, como glaucoma, toxoplasmose e principalmente diabetes. Os participantes tinham bastante memória visual por terem enxergado por muitos anos, logo, eles apresentaram bastante conhecimento de cores, perspectiva, paisagem e senso de estética”, pontua Karin.
O projeto foi aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio da Fundação Cultural e da Prefeitura de Itajaí.
Visitação de alunos
A exposição contará com visitação de alunos da Rede Municipal de Ensino, com uma turma integrada de alunos videntes e alunos com deficiência visual. As crianças videntes serão vendadas e experimentarão contemplar a exposição por meio de uma visitação tátil guiada. A ação ocorrerá com alunos da escola Avelino Werner, no dia 29 de novembro, às 13h30.