A Secretaria de Educação está engajada nas causas ambientais e de sustentabilidade. Prova disso, são os inúmeros projetos desenvolvidos nas unidades de ensino, como o “Mais Água, Menos Plástico”, que objetiva reduzir o consumo de copos plásticos e “O Mar Começa Aqui”, que orienta os alunos sobre o fato da rede de drenagem fluvial arrastar o lixo descartado incorretamente para os rios e oceanos. Somente com esse último projeto, 52 unidades da Rede Municipal estão envolvidas. O trabalho é multidisciplinar e idealizado pela supervisora de educação ambiental da Secretaria de Educação de Itajaí, Adriana Bandeira.
“Entendemos que plantar essas sementes é muito importante, porque assim, desde cedo, as crianças aprendem que a água é um bem precioso, que precisa ser preservada e, desta forma, estamos reforçando o nosso compromisso, na certeza de que estamos formando adultos mais conscientes no futuro”, destaca a professora Adriana.
Nesta terça-feira (28), cerca de 40 alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Vereador Luiz Gonzaga Agostinho, da Vila Operária, participaram do projeto “O Mar Começa Aqui”, com a revitalização e pintura de bueiros dos arredores da unidade. O trabalho foi realizado em parceria com as professoras Ivana Karla da Silva e Fernanda Vilela, com apoio da diretora da unidade, Viviane Pianezzer. Através da arte, o objetivo é sensibilizar toda a comunidade escolar.
“A pintura traz cor ao projeto, através de uma forma lúdica e, assim, as crianças aprendem que o lixo jogado nas ruas pode parar no mar, poluindo nossos oceanos. Essa é a primeira vez que desenvolvemos esse projeto no CEI e já foi um sucesso. Vamos repetir, com certeza”, enfatizou a diretora Viviane Pianezzer.
Antes do projeto ultrapassar os muros da unidade, as crianças participaram de rodas de conversa com as professoras, em sala de aula.
“Estamos vivendo uma emoção e nossas crianças estão encantadas com essa conscientização. Para fazer essa valorização, nós apresentamos para elas como funciona todo o ciclo da água”, comentou a professora Ivana Karla da Silva.
Itajaí de Mares Limpos
“O Mar Começa Aqui” é realizado ao longo de todo o ano nas unidades de ensino e está dentro do Decreto nº 11.594, de 17 de abril de 2018, que instituiu oficialmente a campanha Itajaí de Mares Limpos, quando o Município foi o primeiro do país a se comprometer na redução de plástico. Essa ação foi desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2019 e busca informar os cidadãos de Itajaí sobre a importância do tema. Cientistas alertam que até 2050 terá mais plástico do que peixe nos oceanos.