Na manhã desta sexta-feira (15), os alunos da Escola Básica Aníbal César participaram do projeto “Educando Hoje o Motorista de Amanhã”. Através de jogos e dinâmicas, os estudantes foram sensibilizados sobre a importância de respeitar as regras de trânsito. A ação de conscientização ocorreu no ginásio da unidade, dentro de uma pista de ciclismo. As atividades do projeto, destinadas a alunos do Ensino Fundamental à Educação de Jovens Adultos, seguem até agosto.
No final da ação, os participantes receberam uma carteira de motorista simbólica, com o seu nome gravado. “Esta carteira confere ao estudante o título de cidadão exemplar por ter finalizado a atividade com dedicação e excelente desempenho”, destaca o agente de trânsito Jonas Teixeira.
As turmas dos primeiros aos quartos anos também receberam blocos de multas simbólicas para aplicarem junto aos seus familiares a fim de conscientizar sobre atitudes no trânsito e suas respectivas consequências. A cada infração cometida por um adulto, a criança pode aplicar uma penalidade, cujo pagamento deverá ser convertido em guloseimas.
“Estamos educando multiplicadores de conhecimento. O resultado será um trânsito melhor e com pessoas mais conscientes”, complementa Marlon Francisco Cristofoli, professor responsável pelo projeto.
O trabalho, fruto da parceria entre o Município de Itajaí e a Diretoria de Educação para o Trânsito da Codetran, é feito diretamente com os mais de 1.500 alunos da Escola Básica Aníbal César, do Ensino Fundamental até a Educação de Jovens e Adultos. No primeiro momento, os alunos assistiram a palestras realizadas pelos agentes de trânsito e participaram de uma blitz educativa no Parque Ecológico Alessandro Weiss. A pista montada no ginásio da escola nesta sexta-feira foi apenas mais uma etapa do projeto, que agora segue para a fase final.
Na próxima segunda-feira (18), será lançado o concurso para confecção de material para conscientização a respeito do trânsito sustentável. O trabalho vencedor será impresso e distribuído nos semáforos pela turma do aluno campeão. Essa mobilização deve ocorrer no dia 8 de agosto.
“Desenvolver um projeto com este perfil promove o protagonismo das crianças e adolescentes. É uma satisfação perceber o envolvimento de cada aluno ou aluna e o nível de consciência para que exista um trânsito mais seguro e humanizado”, afirma Elenice Furtado, diretora da escola.
O projeto “Educando Hoje o Motorista de Amanhã” foi desenvolvido a partir do programa Educação Viária é Vital 2022, uma parceria da Secretaria de Educação com a Fundação Mapfre. O programa oferece a formação de professores, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo é implementar projetos visando a melhoria da mobilidade.