O Município de Itajaí registrou até o início da tarde deste domingo (08) quase 30 ocorrências relacionadas às chuvas que atingem a região. Os principais atendimentos feitos pelas forças de segurança da cidade foram para resgate de pessoas em caso de alagamentos/inundações. Houve ainda um deslizamento de terra e outros chamados para desobstrução de bueiros. O total de ocorrências registradas, desde sexta-feira (06), é de 75.
Os principais locais que registraram ocorrências na tarde deste domingo são Cordeiros, Cidade Nova, Murta e São Vicente. Atualmente, os três abrigos ativados pelo Município já acolheram 142 pessoas. O abrigo do Cordeiros atingiu sua capacidade máxima e os moradores que necessitarem de um espaço seguro devem se dirigir para o abrigo do São Vicente.
Os abrigos ficam no Salão Paroquial da Igreja São Cristóvão, no Cordeiros, no Salão Paroquial da Igreja São Vicente de Paulo, no São Vicente, e no Centro Municipal de Educação Alternativa de Itajaí (CEMESPI), no São João, que possui acessibilidade para receber pessoas com deficiência.
Nas últimas 48 horas, choveu em média 60 milímetros na cidade. Com a previsão de mais chuva ao longo do dia e tendência de elevação do nível dos rios, a Defesa Civil de Itajaí emitiu alerta para inundações graduais em áreas ribeirinhas ao longo da tarde deste domingo. Os bairros Salseiros, Murta, Cordeiros (parte baixa), Cidade Nova, Nova Brasília, Canhanduba, Dom Bosco, São Vicente, Bambuzal, Imaruí e Itaipava (áreas próximas às margens do rio Itajaí-mirim) podem ser afetados.
Ao longo do dia, a Defesa Civil de Itajaí irá emitir novas avaliações e projeções de possíveis cenários, de acordo com o volume das chuvas registrados, níveis dos rios e níveis das marés. Fique atento às atualizações em defesacivil.itajai.sc.gov.br.