Quase 40 mil refeições são servidas diariamente aos estudantes da Rede Municipal de Ensino de Itajaí. Os cardápios desenvolvidos por nutricionistas são preparados por 293 merendeiras, cujo dia é lembrado nesta segunda-feira (30). As profissionais têm a missão de bem alimentar os alunos das 115 unidades escolares do Município.
O número de refeições impressiona pela quantidade, mas também chama atenção pela qualidade do cardápio servido. O serviço é coordenado por uma equipe da Diretoria de Assistência ao Educando (DAE), da Secretaria Municipal de Educação, chamada ProAlimentar – Programa Municipal de Alimentação Escolar, formada por um supervisor de Alimentação Escolar, nutricionistas e estagiários. A operacionalização é feita por uma empresa terceirizada contratada, exclusivamente, para preparar e servir as refeições.
Neusa Amaral Silva é uma das merendeiras da Escola Básica Mansueto Trés, do bairro São Vicente. Ao lado de outras duas profissionais, ela é responsável por alimentar, diariamente, pouco mais de 500 estudantes. “O principal ingrediente é o amor, com certeza. Servir os nossos alunos e ver o olhar deles agradecendo ao final, não tem preço”, conta Neusa.
Os cardápios servidos nas unidades são divididos por faixa etária: Berçário I, Berçário II, Maternal, Jardim e Pré, Ensino Fundamental, Educação Integral e Educação de Jovens e Adultos e podem ser acessados aqui. As refeições atendem à Resolução nº 26 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e contam com alimentos integrais como pão, macarrão e arroz, além de feijão, lentilha, ovos, carne, peixe, verduras, legumes, frutas variadas e sucos naturais.