O sistema de abastecimento de água de Itajaí apresenta sinais de recuperação por volta das 18h desta sexta-feira (09), mas as regiões de altitude mais elevada no município podem ter falta de água nas próximas horas, devido à pressão insuficiente para o funcionamento das bombas de recalque (boosters).
Os principais reservatórios do sistema, localizados nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) São Roque e Arapongas, estão em níveis próximos dos 30%, o que é muito baixo para atender o alto consumo esperado para as próximas horas.
Os bairros Centro, Nossa Senhora das Graças, Fazenda e Praia Brava estão entre os mais impactados no presente momento, mas a recomendação de economia de água se aplica a toda a área urbana de Itajaí e Navegantes. “Quanto mais racional for o consumo, mais reduzidos ficam os danos, porque a água na rede acaba chegando à maioria dos imóveis”, explica Adriano Kielling, engenheiro químico do Semasa.
A autarquia pede desculpas pelo transtorno e reforça a importância da instalação de caixa d’água em todas as edificações que ainda não possuem, para minimizar o impacto em situações como esta.
O Semasa está à disposição dos consumidores 24h pelos telefones 0800 645 0195, 115 e 3344-9000 (fixo e WhatsApp), ou ainda no Telegram pelo (47) 99261-3492.