Todas as praias de Itajaí estão próprias para banho, comprova o mais recente relatório do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC), divulgado na última sexta-feira (30). A coleta dos cinco pontos analisados ー três na Praia Brava, um em Cabeçudas e um no Atalaia ー foi realizada no dia 28 de setembro.
Os resultados confirmam a efetividade das ações de saneamento no município, que incluem implantação de novas redes coletoras de efluentes, ampliação da capacidade da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Cidade Nova, fiscalização das ligações de imóveis nas áreas em operação e ações de conscientização ambiental.
Os bairros que foram priorizados na primeira fase de implantação da rede coletora de esgoto em Itajaí, em 2014, foram os mais próximos ao mar, com impacto mais direto e imediato na balneabilidade. Atualmente, as obras de implantação de novas tubulações para efluentes estão em andamento nas áreas com maior concentração populacional, que trarão efeitos mais facilmente visíveis nos cursos de água doce e na saúde pública, além do reflexo econômico da valorização de imóveis.
Os dados também refletem o compromisso do Semasa com a Campanha Itajaí de Mares Limpos, firmada pelo município de Itajaí com a Organização das Nações Unidas (ONU). As ações sustentáveis de diversas instituições públicas constam no Plano Municipal de Combate ao Lixo no Mar.