O Município de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Obras, iniciou nesta segunda-feira (10) um mutirão de limpeza e coleta de lixo na cidade. A ação vai passar nos bairros Nossa Senhora das Graças, São Vicente, Cidade Nova, Imaruí, Dom Bosco, São Judas, São João e Fazenda. A previsão é que sejam recolhidas mais de 300 caçambas de lixo durante os nove dias do mutirão.
A ação para coleta dos resíduos prioriza neste momento os bairros que estão com mais pontos de descarte irregulares como São Vicente, Cidade Nova e Imaruí. São utilizados caminhões truck para recolher os resíduos e somente nesta manhã foram retiradas 30 caçambas de lixo.
“Nossas equipes estão trabalhando para limpar os locais onde há descarte incorreto de lixo, e desta maneira evitamos a proliferação do mosquito da dengue, mas precisamos que a população colabore e faça a sua parte. Quando os resíduos são deixados em locais inadequados toda cidade é prejudicada”, ressalta o secretário de Obras de Itajaí, Márcio José Gonçalves, o Dedé.
Pontos de descarte
Itajaí tem o programa Cata-Treco que recolhe móveis e eletrodomésticos que as pessoas desejam se desfazer. A iniciativa tem como objetivo evitar que terrenos baldios e calçadas virem depósitos de lixo. A ação destina os materiais recolhidos para a Cooperativa de Reciclagem do Vale do Itajaí (Reciclavale), onde são reaproveitados.
Outro local para descarte que está em fase final de construção no Município de Itajaí é o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de resíduos volumosos. Essa iniciativa receberá até 1 m³ de materiais por dia por domicílio. Poderão ser descartados no local recicláveis, resíduos da construção civil (até 1 m³), volumosos, lâmpadas e pilhas. O PEV funcionará na rua Érico Veríssimo, nº 658, no bairro São Vicente. A obra tem previsão de ser concluída no primeiro semestre deste ano.
Essas ações atendem aos princípios da sustentabilidade ao gerar desenvolvimento social, econômico e ambiental para os cooperados e todo o município. Com o novo PEV, a população terá mais um local para o descarte correto dos materiais recicláveis em Itajaí, além de sensibilizar a todos a preservação do meio ambiente.