A Secretaria de Obras de Itajaí realizou nesta quinta-feira (18) um mutirão de limpeza no Cemitério do bairro Espinheiros. A ação foi solicitada pelo Programa de Controle da Dengue da Secretaria de Saúde para eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. A equipe removeu diversos vasos e outros recipientes que estavam acumulando água.
O objetivo da limpeza é a prevenção de novos casos de dengue e o descarte de depósitos irregulares no cemitério. No próximo mês, será a vez do Cemitério da Fazenda receber o mutirão com a participação dos agentes de endemias. A medida também está alinhada com a lei municipal 6874/2018, que proíbe o uso de vasos ou outros recipientes que possam acumular água nos cemitérios públicos, para evitar a proliferação do mosquito da dengue.
“O Município de Itajaí está em uma grande campanha de limpeza de nossa cidade. E os trabalhos nos cemitérios entram nessas ações”, explica o secretário de Obras Márcio José Gonçalves, o Dedé. “É um momento também de conscientizar a população para que auxilie na conservação dos locais limpos, desde os terrenos e calçadas e até os cemitérios”, concluiu o secretário.
Itajaí registrou neste ano 55 casos autóctones de dengue (contraídos na cidade) e 11 importados (contraídos em outras cidades).
Confira dicas para manutenção dos túmulos nos cemitérios:
– Troque a água dos vasos por terra ou areia;
– Observe se há locais com acúmulo de água e elimine-os;
– Prefira flores artificiais ou plantadas em vasos com terra (sem prato para aparar água);
– Retire as embalagens plásticas que acompanham os vasos de flores, pois elas acumulam água;
– Jogue no lixo os recipientes usados na limpeza dos túmulos;
– Coloque areia ou terra em locais do túmulo que possam acumular água;
– Retire os suportes que represam água nas capelas para queima de velas;
– Floreiras de concreto devem estar furadas para permitir o escoamento da água.