A segunda edição da Cãorreata é mais uma ação voluntária, acontece neste próximo domingo (10). A concentração acontece às 8h30. Trata-se de uma carreata focada na conscientização da causa animal, com atividades voltadas aos tutores e aos seus animais de estimação.
O trajeto será iniciado na frente do Sinergia, no bairro São Pedro, seguindo até o final do bairro Gravatá, pela beira mar na Av. Prefeito Cirino Adolfo Cabral, finalizando no CIS do Gravatá com a distribuição de casinhas produzidas com material reciclável pela Escola Professora Badia de Faria e também roupinhas para aquecer os animais C.E.M Professora Leonora Schmitz.
A realização do evento, conta com o apoio da Prefeitura de Navegantes, Câmara de Vereadores, Bombeiros Militares, Bombeiros Voluntários, ONG´s, Cadeia para maus tratos, Polícia Militar, Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB, União Catarinense em Defesa dos Direitos dos Animais, Instituto Eco Sul, Ministério Público de Santa Catarina e CRMV.
A Secretaria Municipal de Educação trabalha na mobilização de todas as unidades escolares da rede municipal de ensino, com o intuito de garantir a adesão de pais de alunos, professores e a comunidade em geral. Toda a população está convidada a participar.
A idealizadora do evento, Sol Dapper, fala da importância de fortalecer o movimento da Cãorreata no intuito de levar uma mensagem em favor da causa animal, sensibilizando a população.
“É emocionante ver esse movimento crescer e envolver toda a sociedade. A cada gesto, conhecimento e mobilização em favor da causa animal é sempre uma nova conquista em favor da conscientização”, garante a vereadora.
Além disso, a Secretaria de Segurança e Defesa Social e a Fundação Municipal de Vigilância e Trânsito (Navetran) farão apoio ao evento.
Julho Dourado
Instituído pela Lei Municipal nº 3.518/2021, de autoria dos vereadores Sol Dapper (DEM) e Andrew Laurentino (PSD), o Julho Dourado estabelece o mês para reflexão, conscientização e realização de eventos que promovam o bem-estar animal e divulguem as leis contra maus tratos vigentes. A legislação municipal prevê a execução de ações como palestras e campanhas para sensibilizar a população acerca da importância de medidas preventivas de doenças com ênfase nas zoonoses, incentivar a doação de animais, unir os atores envolvidos nesta temática e incluir no projeto pedagógico de escolas, como tema transversal na área do Meio Ambiente, a conscientização sobre os direitos dos animais.