As equipes do Semasa Itajaí estão distribuídas pelas unidades em diversas regiões do município, nesta terça-feira (20), dedicadas à avaliação de impactos e minimização de possíveis danos causados pelo grande volume de chuvas das últimas 24 horas. Pela análise inicial, os dois maiores desafios que se apresentam são a elevação da turbidez no Rio Itajaí-mirim, no ponto de captação de água bruta, e a intermitência no fornecimento de energia elétrica. É essencial que a população colabore economizando água, o que vai contribuir para manter os reservatórios em níveis seguros e prevenir preocupações extras neste momento em que todos os esforços estão concentrados na mitigação de riscos.
O entorno da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Roque gerou diversas demandas desde a noite de ontem, tendo sido necessário trabalhar em conjunto com a Defesa Civil na liberação de acessos, para a continuidade da produção de água potável. A instabilidade na rede elétrica tem exigido uso intensivo de geradores, que precisam ser continuamente reabastecidos com diesel.
O Semasa não possui indicações de que haja baixa pressão ou falta de água em Itajaí neste momento devido especificamente aos eventos climáticos recentes. Apenas duas ocorrências de falta d’água foram registradas junto ao setor de atendimento nesta manhã, sendo uma Dom Bosco e outra na Fazenda, o que parece inicialmente indicar casos isolados.
Atendimento presencial suspenso
O atendimento presencial, na rua Heitor Liberato 1.189, foi suspenso devido à dificuldade de tráfego em toda a região. A autarquia orienta os consumidores para que utilizem os canais telefônicos e online, 24 horas pelo 0800 645 0195, 115 ou 3344 9000 ou ainda no WhatsApp e Telegram pelo (47) 99261-3492. No site semasaitajai.com.br é possível retirar a segunda via da fatura.