O Semasa informa que o sistema de abastecimento opera com dificuldades decorrentes do alto consumo. Toda a área urbana de Itajaí, principalmente nas partes altas, pode ter baixa pressão na rede de distribuição de água potável no decorrer desta quinta-feira (30). A demanda excessiva registrada na quarta-feira pode se repetir hoje com o clima ensolarado, acelerando o esvaziamento do principal reservatório do sistema, localizado na Estação de Tratamento de Água (ETA) São Roque.
A situação de baixa reservação foi agravada pela alta turbidez, que reduziu a produção de água ontem. No ponto de captação de água bruta do rio Itajaí-Mirim, os índices ao longo do dia haviam superado as 2.000NTU (unidades de turbidez), mais de 20 vezes o adequado para a operação regular do sistema. Nesta quinta, é vista redução gradual da turbidez, batendo o nível de 556NTU às 9h e possibilitando o aumento do volume tratado. A ETA São Roque já opera com vazão máxima, produzindo 1.135 litros por segundo.
Os bairros Itaipava e Nossa Senhora das Graças estão, às 9h, com seus respectivos boosters desligados por falta de pressão na rede. Imóveis sem caixas d’água ou cisternas em áreas com maior altitude são os mais impactados, podendo ocorrer inclusive falta d’água.
A economia de água pela população de Itajaí e Navegantes é necessária, pois permite a melhor distribuição da água, viabilizando o aumento da pressão na rede e a recuperação do nível dos reservatórios. Devem ser adiadas no dia de hoje ações não-essenciais, como lavação de fachadas, calçadas e veículos.
Às 9h, o reservatório de São Roque, responsável pelo abastecimento da maior parte dos bairros itajaienses, está em nível crítico, em apenas 30% da sua capacidade, em um horário de demanda crescente. Arapongas encontra-se em 52% do total, enquanto Cabeçudas chega aos 53%. Os reservatórios de apoio Morro da Cruz e Morro Cortado estão ambos vazios.