A distribuição de água potável para os municípios de Itajaí e Navegantes está com volume reduzido nesta quarta-feira (1º), devido à alta turbidez no ponto de captação registrada durante todo o dia. Os principais reservatórios do sistema encontram-se com apenas cerca de 15% de sua capacidade, podendo causar baixa pressão ou falta d’água ao longo de toda a rede.
O Semasa alerta para a necessidade de economia de água, para minimizar possíveis inconveniências ao longo do feriado. A medição de turbidez das 17h30 desta quarta-feira apresentou 557 NTUs (unidades de turbidez), mais de cinco vezes o limite considerado normal, que é de 100 NTUs.
A recuperação dos reservatórios acontece lentamente, já que a operação foi prejudicada pela necessidade de limpeza constante dos filtros das Estações de Tratamento de Água (ETAs), após um pico de 2.650 NTUs. A produção de água potável na ETA São Roque atinge uma média de 1.080 litros por segundo por volta das 18h de hoje.
Entre os bairros com maior número de ocorrências de falta d’água relatadas estão Santa Regina, Centro, Barra do Rio, Cidade Nova, Dom Bosco, São João e São Judas, mas todas as áreas interligadas ao sistema principal podem ter reflexos do desabastecimento geral.
Contribua para o retorno ágil da normalidade evitando o uso de água tratada em lavações de fachadas, calçadas e veículos ou qualquer outra ação que possa ser adiada. A recomendação é que a população economize a água armazenada em caixas e cisternas. Ainda não há previsão de regularização total da distribuição.